Stopover: o que é e como usar para viajar mais

Quer saber o que é Stopover? Então, confira aqui as principais informações sobre e como usar para ter a chance de viajar mais!

Você sabe o que é o Stopover? A prática é muito conhecida por viajantes que adoram viajar e economizar na hora de comprar passagens. Quer fazer parte desse time? Portanto, confira abaixo tudo sobre o que é o stopover e como você pode utilizá-lo para tornar suas viagens ainda mais econômicas e baratas.

o que é stopover
Fonte: Reprodução | ViajaNet

O que é stopover?

O termo stopover refere-se a uma prática comum em viagens aéreas, na qual um passageiro pode fazer uma parada intermediária, ou seja, aproveitar da escala para conhecer novos lugares e destinos.

Notou que não usamos o termo escala, e sim parada intermediária? Pois bem! Há uma razão para isso: diferentemente de uma escala, o stopover aumenta o número de horas ou até dias no local do primeiro desembarque.

Assim, se no primeiro caso os passageiros permanecem no aeroporto para a próxima conexão, um stopover permite que os viajantes fiquem na cidade por um período mais longo.

Desta forma, caso sua viajem já possua uma escala programada, você a utiliza como um ponto turístico a mais para conhecer. Muitas companhias aéreas oferecem programas de stopover, incentivando os passageiros a aproveitarem ao máximo sua parada.

Portanto, os programas incentivam viagens e os passageiros podem localizar maiores descontos, e ofertas especiais, hotéis, demais hospedagens e até passeios e aluguel de veículos.

Quais os benefícios do Stop Over?

Após localizar as companhias aéreas nacionais e internacionais com chances de organizar mais uma parada na sua viagem, saiba que também o número de benefícios pode ser bem interessante:

  • Você pode localizar descontos em hotéis e outras hospedagens;
  • Você pode pagar menos em passeios turísticos nos pontos mais famosos do seu destino intermediário;
  • Você pode também garantir descontos em próximas viagens ou, ainda, há chances pagar menos nas passagens aéreas.
o que é stopover
Fonte: Agradável Cantinho

Desta forma, nota-se que os stopovers podem ser planejados durante a reserva do voo. Portanto, caso pretenda ganhar alguns dias a mais de viagem, o modelo de descontos pode ser ideal para você.

Assim, não é apenas conveniência para os viajantes, mas também pode ser uma oportunidade para explorar destinos fora de sua rota padrão.

Como usar os stopovers?

Usar um stopover em sua viagem requer planejamento e, em muitos casos, a escolha da companhia aérea certa.

Desta forma, ainda que os benefícios de uma parada intermediária também atinjam as companhias, não são todas que liberam bons descontos ou promoções que nos incentivam a viajar.

Portanto, abaixo você pode conferir como usá-los e quais as melhores dicas que você pode aproveitar novos locais incríveis de viagem:

  • Conhece escolhendo a companhia aérea que disponibiliza o serviço:
    • Companhas internacionais: Emirates, Singapore Airlines, Finnair, Qatar Airlines, Icelandair; TAP Air Portugal, Turkish Airlines, Air Canada, Air France, Air China, dentre outras;
    • Companhias nacionais: azul, gol e avianca.
  • Agora defina qual será o destino da sua parada intermediária: dependo do local de partida, de chegada e do programa de stop over das companhias, você também pode conferir indicações de locais gerados automaticamente;
  • Defina o tempo de descanso: defina quantas horas (ou dias), deseja ficar no novo destino;
  • Efetue a compra das passagens: após escolher o seu local de parada intermediária, você pode efetuar a compra das passagens aéreas.

Além disso, algumas empresas também oferecem indicações de parceiros, onde você pode efetuar a reserva de sua hospedagem.

Dicas para um stopover

A modalidade de stop over pode ser excelente para quem quer ampliar os dias de férias. No entanto, existem algumas dicas super legais para observar e não ser pego de surpresa.

Vistos e passaportes

A depender do destino que você escolheu, é necessário averiguar se a imigração do país de escala solicita visto de entrada. Caso sim, você pode realizar a solicitação de visto de turista.

Validade de passaporte

Além do visto, cheque se o seu passaporte estará dentro do prazo de validade durante toda a viagem. Assim, você pode evitar erros com a imigração.

O documento precisa ser válido na entrada e saída de cada um dos países que você escolheu. Portanto, indica-se conferir a validade antes mesmo de efetuar a compra das passagens.

Vacinação e Covid-19

Cada companhia aérea e imigração possui um controle específico de vacinas, incluindo a vacina contra o vírus do Covid-19. Portanto, lembre-se de se informar quanto às informações de cada um dos países de saída, entrada e parada intermediária. Boa viagem!

Cindy Borges
Escrito por

Cindy Borges

Professora, redatora e pianista erudita. Escreve com o propósito de levar informação simplificada às pessoas.