Já pensou em fazer viagens de carro pelo Brasil sem pagar nada? Se você souber como usar o seu ID Jovem da forma correta, você terá ótimas opções de viagens e não precisará pagar os altos preços para conhecer novos lugares incríveis. Portanto, confira abaixo tudo sobre como usar o ID jovem para conseguir viagens de carro pelo Brasil.
O que é o ID Jovem?
O ID Jovem é uma carteirinha, mas na prática, ele representa bem mais do que isso. A iniciativa foi do Governo Federal que visa dar benefícios aos brasileiros de baixa renda.
Portanto, para fazer parte e conseguir esses benefícios, como viagens de carro pelo Brasil, você precisa ter entre 15 e 29 anos e, além disso, comprovar que é baixa renda.
Pensando nisso, é necessário que você cumpra uma série de regras, que a gente te conta logo abaixo, mas comprovar a renda de sua família faz parte dessa lista de documentos.
O programa CadÚnico também faz parte dessa lista também. Ou seja, você deve comprovar não somente que é baixa renda, como estar inscrito no Cad para conseguir auxílio da prefeitura local.
Ou seja, com o ID Jovem nós temos mais inclusão social e cultural de jovens brasileiros de baixa renda. E isso facilita o acesso a atividades culturais, educacionais e de lazer.
Quais são os requisitos para tirar a carteirinha do ID Jovem?
Se você está pensando em tirar sua carteirinha, saiba que todos os requisitos precisam ser preenchidos. Caso um fique de você, você já não terá mais direito.
Portanto, confira abaixo quais são os requisitos e tudo o que você precisa saber para juntar seus documentos e comprovar sua situação:
- Idade: entre 15 e 29 anos;
- Cadúnico: precisa estar cadastrado (junto com sua família) no Cadúnico, que é um serviço de assistência social;
- Renda Familiar: juntando o salário de todo mundo da família que trabalha, não pode ser maior que 2 salários mínimos;
- Dados atualizados: estar com os dados atualizados (informações de endereço, telefone de contato e até e-mail).
Passo a passo para viajar com o ID Jovem
O ID Jovem é a sigla de carteira de identidade jovem. E para conseguir a sua, basta seguir o passo a passo a baixo e a carteira poderá ser utilizada de forma digital. Ficou interessado?
- Passo 1: acesse o site do ID Jovem;
- Passo 2: para solicitar será necessário informar seu número do NIS (número de inscrição no CadÚnico): o site oferece a opção de pesquisar;
- Passo 3: complete sua inscrição informando seus dados pessoais;
- Clique no botão em rosa “emitir ID JOVEM“;
- E pronto! O próprio sistema irá avaliar seus dados e emitirá sua carteirinha.
Portanto, emitir a sua carteirinha é bem simples. Mas, para ampliar o leque de benefícios, você também pode fazer viagens de carro pelo Brasil.
E para isso, será necessário possuir o número de inscrição do ID Jovem. Desta forma, você deve aguardar até a emissão para poder viajar de carro.
- O primeiro passo é aguardar que sua solicitação da emissão da carteirinha seja aprovada;
- Com a aprovação, você já está apto a viajar;
- O passo seguinte é escolher a empresa de transporte que você deseja viajar;
- Escolha o horário, o dia e o local de partida bem como o destino de chegada;
- No momento de finalizar a compra, informe o seu ID Jovem;
- E pronto! Seu desconto estará disponível na hora de efetuar o pagamento.
Assim sendo, tenha em mente também que não é possível receber o desconto em aplicativos de viagem como o Blablacar, que são aplicativos de carona e o valor da corrida é pago diretamente para o motorista.
Quais são os benefícios do ID Jovem?
Com o ID Jovem, é possível conseguir uma série de vantagens. E se você é um jovem que adora sair, cultura, arte e festivais, o programa também contempla essas atividades.
Portanto, além de conseguir viagens de carro pelo Brasil, você também pode frequentar os melhores eventos de música, dança e até exposições de arte e cultura.
- Ingressos pela metade do preço: quem está cadastrado no programa têm o direito de pagar apenas metade do valor do ingresso. Assim, vale para cinemas, teatros, shows, eventos e outras atividades culturais e esportivas.
- Desconto em passagens interestaduais de ônibus: que tem o ID Jovem têm direito a descontos de até 50% no valor das passagens de ônibus interestaduais;
- Isenção ou redução da taxa de inscrição em vestibulares e concursos públicos: muitas instituições de ensino e órgãos públicos oferecem isenção total ou redução da taxa de inscrição em processos seletivos. Assim, o desconto vale até para inscrição na prova da OAB.
O ID Jovem é um direito que jovens brasileiros de baixa renda possuem. Portanto, não deixe de emitir sua carteirinha e de usufruir de todos os benefícios dela.