Toda vez que vamos fazer aquela viagem dos sonhos, a ansiedade vem seguida da preocupação com as fotos, por isso, preparamos umas dicas para você. Para ser mais específico, são 12 dicas para tirar fotos fantásticas em viagens, passeios ou qualquer outro evento que você for. Leia atentamente nossas dicas e guarde (ou poste) recordações cada vez melhores.
Para quem tem sempre a oportunidade de visitar os maiores cartões postais do planeta, talvez, não faça muita diferença conseguir tirar uma foto fantástica daquele lugar, mas, se você planejou, convenceu os amigos e a família a irem, ou te deixarem ir, precisa provar que está aproveitando muito bem!
- Confira ainda ótimas dicas para arrasar nas viagens:
– 18 Coisas para Fazer em Nova York de Graça
– 20 Coisas Importantes para Fazer Antes de Viajar
– 5 Lugares Fora do Brasil mais em Conta para Visitar
As dicas para tirar fotos fantásticas em suas viagens, são bem simples e você não precisa ter a câmera mais moderna para executá-las. Agora pare, o leia como atenção os novos horizontes que apresentaremos abaixo.
1 – Planeje a foto
Tirar uma foto exigem muito de nós, principalmente o planejamento. Saiba quais são os elementos que sairão na foto, onde você deverá posicionar o fotografado e aproveite para observar as interferências como sombras e fios.
2 – Busque o ângulo com várias posições e perspectivas
Hora de treinar o seu olhar fotográfico e lembrar de regras básicas de fotografia.
A regras dos terços, por exemplo. É uma regra básica da fotografia, onde você usará uma espécie de jogo da velha, para marcar os locais exatos para os componentes da imagem. As imagens abaixo mostram a utilização desta regra.
Tenha ousadia em seus ângulos, gire, observe, imagine o resultado após o clique.
3 – Saiba aproveitar o seu equipamento
Que o equipamento contribui para a qualidade das fotos, ninguém duvida, portanto conheça o seu equipamento. Até mesmo o seu smartphone pode passar por pequenos ajustes de resolução e luminosidade e desempenhar melhor a tarefa. Caso você tenha uma câmera, hora de verficar o manual de instruções e fazer os testes de foco e luminosidade.
4 – Evite o flash
Em geral, o flash é um acessório dispensável. Há lugares onde você não poderá utilizar o flash, como os museus, em outros, a luz do flash será refletida nos objetos e até prejudicar a luz do ambiente. Faça os testes e comprove.
5- Evite o uso de zoom
O zoom também pode ser um vilão das suas fotos de viagem. Esse recurso funciona muito bem no tipo de lente que se movimenta à frente. Em câmeras digitais e celulares o que acontece é a diminuição da resolução e qualidade, pois os pixels tentam aumentar digitalmente a imagem.
Acontece da foto ficar tremida, portanto use o zoom depois de analisar a situação.
6- Cuidado com os intrusos na foto
É claro que há pontos turísticos com uma movimentação intensa, mas se não for o caso, fique de olho em uma ou duas pessoas que dão o “ar da graça” nas suas fotos. Tenha paciência, espere elas saírem ou mude o ângulo para que possa cortá-las da foto.
7 – Seja um explorador e observe os detalhes a sua volta
Já com apenas 6 dicas você já pode explorar ! Se deite no chão, suba em morros, olhe para o céu, para o lado, seja um admirador e fotografe o que as pessoas não observarão ainda, coisas que estão aos nossos pés, podem apresentar grandes belezas. Brinque no momento da foto, assim você curte a viagem e os cliques.
8 – Use a luz ao seu favor
Já que você não tem o auxílio do flash, aproveite a luz natural. O contra o sol, por exemplo, pode te dá as fotos mais fantásticas na viagem. Os primeiros raios de sol, os últimos e as próprias luzes do ambiente te encantarão, comece a ousar nas luminosidades.
9- O sol te proporciona uma hora dourada
Os apaixonados por foto consideram está hora como uma das mais incríveis para conseguir a melhor foto. Mesmo quando você não puder vê o sol se pôr, observe como o céu fica lindo nesta hora, as nuvens, o contorno das arvores e das montanhas. Observe e clique a hora dourada.
10 – Fotografe a paisagem mais de uma vez, em cada ângulo
Para não ter erro, tire mais de uma foto em cada lugar. O ângulo pode não ficar como você esperava ou a foto pode ter ficado instável, por isso vamos garantir a recordação.
11 – Criatividade nas fotos
Não é por que você é turista, que precisa ter fotos iguais a todo mundo. Vamos fazer assim, você tira uma “foto clichê”, porém, posta a criativa, garantimos sucesso imediato nas redes sociais.
12 – Trate as imagens
Nossa recomendação final é para você finalizar a sua foto em programas de edição, nada muito radical, apenas coisas como luz, horizontes e cortes.
Compartilha a gente e com a gente. Conta quais são os segredos para as suas fotos tão bacanas e continua conhecendo as Novas Rotas por aqui.