Será que existe uma sensação mais incrível do que a descoberta de um novo lugar? Algumas podem até se comparar, mas, o frio na barriga e o sorriso largo na chegada é a confirmação de que valeu a pena. Mas me conta, você sabe como planejar um roteiro de viagem impecável? Então vem com o Novas Rotas, leia as nossas dicas e ao final nos diga a sua forma de fazer.
Só em pensar no tempo que você ficou idealizando esta viagem, pensando quanto ir, no que fazer por lá e também para juntar uma grana legal, ficamos com a sensação de que você precisa aproveitar o máximo. Entretanto, o tempo pode ser curto e todo viajante precisa saber como planejar um roteiro de viagem impecável e realista.
O blog dos apaixonados por viagem, quer que você descubra sempre os melhores roteiros e formas de aproveitar mais as suas experiências, por isso te trás posts semanais, como aquele dos 10 destinos que todo mundo precisa ir pelo menos uma vez na vida.
Uma, duas, três vezes, não importa quantas vezes você arrume as malas para novas aventuras, para todas elas o roteiro de viagem é primordial. Vamos seguindo com as dicas.
1 – Orçamento
Vontade todo mundo tem, mas grana… Por isso vamos falar do ponto principal, o orçamento. É nesta hora que a empolgação com os companheiros de viagem pode ir por água abaixo, então calcule a sua reserva ( ou investimento) para a exploração.
Não deixe de viajar por que ” o momento não é bom”, apenas planeje. O Brasil é um país com muitas belezas e lugares e as viagens nacionais são mais fáceis de calcular. Se o destino for internacional, preste atenção na moeda do país.
Entram na sua conta: Contas mensais atuais, Passagens, Hospedagens, Alimentação, Passeios, Seguros e também uma cota para eventualidades.
Quem pode te ajudar nesta missão? O Novas Rotas, ué! Preparamos uma série de postagens sobre viagens econômicas no Brasil e no mundo, é só conferir e escolher.
2 – Destino
Tenho “X” de grana, agora é escolher o destino. Cada viajante tem um perfil bem específico, temos os que gostam de frio, praias, campos, aventuras e grandes centros, então pesquise bastante. Leve em consideração as atrações locais, o idioma e a época da viagem.
3 – Lugares
Quando você escolhe o destino já tem uma ideia do que quer conhecer por lá, mas pesquise, você encontrará dicas de novos lugares, saber os melhores dias, horários e se esse é o tipo de programação que você procura.
Há aplicativos ótimos para essa tarefa e você receberá dicas culturais, sobre gastronomia, baladas e muitas outras de frequentadores dos locais.
Sugestão de Apps: Tripit, Gogobot e The Traveler.
4 – Tempo
Com um relógio, calendário e o Google Maps você vai conseguir ter uma média de tempo durante a viagem.
1º Viagem
De sua casa ao aeroporto, voos, até o local de hospedagem.
2º Deslocamento
Quanto tempo para chegar até os locais que se deseja visita, espera por ônibus, transportes públicos ou de estrada.
3º Atrações e Passeios
Por quantas horas/minutos você vai aproveitar aquela atração?
Faça tudo com uma margem de segurança e nada muito acelerado.
5 – Documentos e reservas
Entram em uma espécie de pré roteiro, a sua documentação. Nada de compra passagens sem antes verificar a validade do passaporte e outros documentos exigidos pelo país de destino. Cheque as confirmações de voo por e-mails e faça cópias dos documentos para levar consigo.
Faça as reservas e confirme com o passar das semanas. Muita gente tem problemas com hospedagem, então seja precavido, ligue e peça confirmações por e-mail.
6 – Check list
Caderninho de bordo na mão para a verificação:
– Documentos – originais e cópias;
– Dinheiro – em espécie também;
– Passagens, confirmações e seguro;
– Remédios;
– Mapas e aplicativos;
– Bastante espaço para as fotos;
– Adaptador, câmera, cartões de memória, chips;
– Óculos Escuros, Gorro, protetores;
– Caderno de anotações;
– Seu roteiro.
7 – Erros comuns
Para planejar um roteiro de viagem impecável, você precisará ajustá-lo com cuidado para prevenir erros comuns.
Dica 1 : Dias no planejamento
Se você passou várias horas na viagem e planejou algo no mesmo dia, é bem provável que não consiga aproveitar o que tinha previsto e perder a primeira etapa do planejamento.
Dica 2: Acompanhantes
Se você não estiver sozinho combine com a sua companhia o roteiro, talvez a disposição de vocês seja diferente.
Dica 3: Não sobrecarregue o roteiro
Você ficará encantado, conhecerá pessoas e vai procurar o melhor ângulo para a foto, então não sobrecarregue o dia no roteiro.
Dica 4: Relaxe
Você não é obrigado a seguir a risca o roteiro, quem sabe não surge algo melhor no caminho? Seja flexível para conhecer e se deixar levar por uma bela viagem.
Vamos encaminhar esse roteiro? Diz para a gente o que achou, vamos adorar contribuir para as suas aventuras, depois corre, sei que estais pronto para começar as Novas Rotas.