7 países que não exigem passaporte para viajar

Procurando por países que não exigem passaporte para viajar? Então, confira aqui as opções e detalhes sobre cada uma delas!

Pensando em viajar mas não tem passaporte? Saiba que existem países que não exigem passaporte e você pode ingressar apenas com documento de identidade. Abaixo você confere a lista completa e já começa a organizar sua viagem. Portanto, confira tudo sobre os países que não exigem passaporte.

países que não exigem passaporte
Fonte: Reprodução | Blog do Hurb

Qual a importância do passaporte para viajar?

O passaporte é um documento essencial e de extrema importância para viagens internacionais. É ele quem irá demonstrar ao consulado e imigração do aeroporto que você está realizando uma viagem legal.

Assim, muitos imigrantes ilegais procuram entrar em outros países, como o EUA por exemplo, de modo ilegal. A ausência de passaporte é uma das formas de verificar tal situação.

Portanto, se você deseja viajar de forma legal e sem riscos de deportação ou de problemas com o outro país, o passaporte é super importante, pois é ele quem:

  1. Te identifica internacionalmente: contém informações cruciais, como nome, data de nascimento, nacionalidade e fotografia, facilitando a identificação em qualquer lugar do mundo.
  2. Te autoriza a entrar em outros países: serve como prova de que você possui autorização do governo brasileiro para viajar para o exterior.
  3. Registra sua entrada e saída: o passaporte será carimbado pelas autoridades de imigração ao entrar e sair de um país. Assim, esses registros são importantes para o controle de fronteiras e podem ser necessários para solicitar vistos em viagens futuras.
  4. Confira que você possui visto e autorizações: alguns países exigem que os viajantes obtenham vistos antes de entrar, e o passaporte é geralmente necessário para solicitar esses tipo de autorização. Assim, quem não tem visto entra ilegal no país.
países que não exigem passaporte
Fonte: Reprodução | Governo Federal

Desta forma, o passaporte é mais do que um simples documento de viagem. No entanto, apesar de todos esses benefícios, em razão de alguns acordos entre países, alguns deles não exigem passaporte para entrar.

Por que alguns países não solicitam passaporte?

Apesar de todos os benefícios próprios dos passaportes para viagens, alguns países, a fim de facilitar o turismo, elaboraram acordos mútuos de ajuda e migração.

Mas como isso funciona? Alguns países têm acordos internacionais ou isenções que permitem a entrada de cidadãos de determinadas nações, sem a necessidade de apresentar o passaporte.

Essas exceções geralmente ocorrem em regiões onde há cooperação regional ou acordos bilaterais que facilitam a livre circulação de pessoas. Um exemplo claro são os países que compõem o MERCOSUL.

O MERCOSUL é composto por países membros e também soberanias associadas. Todos eles, assim, oferecem benefícios aos viajantes, como a não cobrança de passaporte:

  1. Países membros: Brasil, Venezuela, Uruguai, Paraguai e Argentina;
  2. Países associados: Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Suriname, Guiana e Peru.

Abaixo, você confere a lista dos 7 países que não exigem passaporte para viajar. Portanto, sua viagem pode estar mais próxima do que você imagina.

7 países que não exigem passaporte

Existem pelo menos 7 dos países mencionados acima, que não exigem passaporte dos viajantes. Ou seja, a entrada é facilitada, bastando apresentar documento de identidade:

  1. Argentina: nossos hermanos argentinos possuem entrada facilitada no país, de viajantes que residem nos países vizinhos;
  2. Chile: todas as pessoas que residem em outros países, mas compõem a comunidade Andina podem entrar no Chile apenas com RG ou outro documento de identificação;
  3. Uruguai: se o viajante for originário de países que compõem o MERCOSUL, não é necessário apresentar passaporte, apenas RG ou outro documento de identificação;
  4. Paraguai: o país aceita a entrada de brasileiros com a apresentação de documentos de identidade.
  5. Bolívia: o país não compõe os membros do MERCOSUL, mas por ser associada, permite o ingresso de brasileiros com documentos de identidade;
  6. Colômbia: brasileiros podem ingressar no país graças ao acordo diplomático entre o Brasil e a Colômbia;
  7. Peru: peruanos são bem vindos no país, tal como os brasileiros no Peru, graças a um acordo diplomático realizado entre os dois.

Vai viajar, mas ainda ficou em dúvida? As informações sobre passaporte, visto e entrada com documento de identidade estão dispostos no site do consulado do país que você vai visitar (Consultado Del Peru,por exemplo).

Países fora a América do Sul normalmente exigem passaporte dos viajantes. Portanto, considerando que também é um documento de identidade, procure viajar com o passaporte, se possível.

Assim, você evita embaraços com outros países e ingressa na imigração sem problemas. Mas, caso você não tenha tirado o passaporte até a sua viagem, basta o RG ou documento de identificação. Boa viagem!

Cindy Borges
Escrito por

Cindy Borges

Professora, redatora e pianista erudita. Escreve com o propósito de levar informação simplificada às pessoas.

Veja também

Passagens de Ônibus: Como Viajar pagando Menos

Passagens de Ônibus: Como Viajar pagando Menos

Você quer viajar confortavelmente em um ônibus Pagando Barato? Sua solução é conhecer a melhor...

06/12/2022 - Debora Nakaza Continuar lendo
Como comprar Passagens de Ônibus Baratas

Como comprar Passagens de Ônibus Baratas

Você quer viajar de ônibus, mas quer economizar nas passagens? Então, saiba que a sua...

06/12/2022 - Debora Nakaza Continuar lendo
Hotéis em Promoção no TripAdvisor: Como Aproveitar e Economizar

Hotéis em Promoção no TripAdvisor: Como Aproveitar e Economizar

O TripAdvisor é a maior plataforma de viagens do mundo, com Preços Promocionais de hotéis...

05/12/2022 - Debora Nakaza Continuar lendo
Como comprar Hospedagem Barata no TripAdvisor: Passo a Passo

Como comprar Hospedagem Barata no TripAdvisor: Passo a Passo

Você quer encontrar as melhores opções de hospedagem barata, incluindo os melhores hotéis do Brasil...

05/12/2022 - Debora Nakaza Continuar lendo
Como comprar na Trips e Trips

Como comprar na Trips e Trips

Se você chegou até aqui, é porque quer saber como comprar pela agência Trips e...

11/01/2024 - Cindy Borges Continuar lendo
Conheça o seguro de viagem Seguros Promo

Conheça o seguro de viagem Seguros Promo

O Seguros Promo é uma plataforma na qual você pode comparar e contratar o seguro...

27/04/2023 - Daniele Freitas Continuar lendo
Aplicativo de Conversão de Moedas: Conheça o app com mais de 180 moedas

Aplicativo de Conversão de Moedas: Conheça o app com mais de 180 moedas

Se você viaja com frequência ou tem interesses financeiros internacionais, então você provavelmente já se...

07/02/2023 - Isabel Almeida Continuar lendo
Como comprar Passagens Grátis para Viajar pelo Brasil

Como comprar Passagens Grátis para Viajar pelo Brasil

Você quer Viajar Grátis pelo Brasil? Sua solução é fazer um cadastro na Força Armada...

19/12/2022 - Debora Nakaza Continuar lendo